A Rodovia Mais Confortável do Brasil
Como a tecnologia MOBA transformou a duplicação da BR-163
As obras de duplicação da BR-163 que estão sendo realizadas pela Concessionária Nova Rota do Oeste alcançaram um feito histórico: IRI médio de 0,58 m/km em um trecho de 10km entre as cidades de Sinop e Sorriso, no estado do Mato Grosso.
Com essa conquista, viralizou nas redes sociais um vídeo publicado pelo governador do estado, Mauro Mendes, que mostra um copo d’água apoiado no painel de um carro em movimento, a 120 km/h, sem que a água derramasse. O vídeo chamou atenção pela simplicidade da demonstração, mas também levantou uma pergunta essencial: por que a água não cai, mesmo com o veículo em alta velocidade?
A resposta está no Índice de Irregularidade Internacional (IRI) do trecho da BR-163, cuja obra utilizou a tecnologia MOBA, mais especificamente o sistema Big Sonic-Ski. Em algumas partes da rodovia, o valor do IRI foi reduzido em até 60%, um feito inédito no Brasil e comparável apenas a rodovias de países com padrão de excelência, como a Alemanha.
Fonte: Concessionária Nova Rota do Oeste
O que é o IRI e por que ele importa?
O IRI é o principal indicador mundial de conforto e qualidade de um pavimento. Quanto mais próximo de zero, mais plana e nivelada é a rodovia, o que se traduz em mais segurança, pois há menos desgaste dos veículos e uma qualidade na experiência de
direção muito superior.
Esse índice de 0,58 m/km é o melhor índice já registrado no Brasil. Para comparação, a média dos demais trechos duplicados pela Concessionária Nova Rota do Oeste é de 1,2 m/km, um índice que já é considerado excelente pelos padrões internacionais, todavia, conseguiram se superar e melhorar ainda mais o índice neste trecho.
Esse resultado rendeu à duplicação o Prêmio de Melhor IRI – Categoria Implantação,
entregue pela MOBA em visita à sede da Concessionária Nova Rota do Oeste ao diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa, ao governador do Mato Grosso, Mauro Mendes e ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos.
Da esquerda à direita: Luciano Uchôa, diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Mauro Mendes, Governador do Estado do Mato Grosso, Patrícia Herrera, Gerente Geral da MOBA LATAM e Cidinho Santos, presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste.
Como foi possível alcançar um IRI tão baixo? Spoiler: a tecnologia faz toda a diferença.
Para atingir esse nível de excelência, a Concessionária Nova Rota do Oeste incluiu nos contratos de duplicação uma exigência técnica: a adoção de uma tecnologia líder mundial em pavimentação, Big Sonic-Ski da MOBA.
O Big Sonic-Ski é um sistema de nivelamento eletrônico desenvolvido pela MOBA, com
capacidade de:
- Mapear irregularidades do pavimento com sensores inteligentes
- Comandar automaticamente a mesa da vibroacabadora
- Assegurar a espessura uniforme da camada asfáltica
- Reduzir falhas humanas e tornar o processo de aplicação da massa asfáltica muito mais eficiente
Com essa automação, operadores trabalham com muito mais precisão, o que resulta em pistas lisas, confortáveis e altamente seguras, como o trecho que impressionou o
Brasil no vídeo viral.
Padrão alemão em solo brasileiro
De acordo a gerente-geral da MOBA LATAM, Patrícia Herrera, esse é um marco histórico:
Estamos acostumados com esse padrão de qualidade na Alemanha, que tem a melhor malha rodoviária do mundo. No Brasil, é inédito. Acompanhamos a evolução da pavimentação no país há 10 anos e nunca tínhamos encontrado um IRI tão baixo.
Patrícia Herrera
Para o governador Mauro Mendes, o reconhecimento coloca Mato Grosso em um novo patamar:
Estamos entregando uma rodovia com muita qualidade e segurança para os mato-grossenses. Receber esse prêmio coroa toda a competência técnica dos profissionais envolvidos nessa obra.
Mauro Mendes
O maior projeto rodoviário em andamento no Brasil
A duplicação da BR-163 é executada pelo Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT), formado pelas empresas Pedrisa Pavimentações e Neovia Engenharia. Hoje, já são oito lotes em execução, de Cuiabá a Sinop, compondo a maior obra rodoviária atualmente em andamento no país.
O trecho premiado, com IRI de 0,58 m/km, supera inclusive padrões exigidos em pistas de automobilismo profissional, que estabelecem como referência índices mínimos de 1,00 m/km.
Esse resultado também evidencia um salto histórico: como o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste:
Saímos de uma rodovia que mal conseguia tapar buracos para o reconhecimento de melhor trecho rodoviário do Brasil.
Cidinho Santos
Controle de qualidade rigoroso do início ao fim
A análise que definiu o prêmio foi realizada pela empresa especializada T-Road Engenharia, que avaliou não apenas o baixo IRI, mas a consistência dos resultados, um fator decisivo para a durabilidade do pavimento e para a segurança viária.
Além da tecnologia MOBA, o sucesso foi resultado de:
- Processos rígidos de execução, desde a fundação da pista até a camada final
- Adoção de parâmetros internacionais de qualidade
- Constância de desempenho em toda a extensão analisada
- Equipe capacitada e qualificada
Mais segurança, melhor escoamento de cargas, desenvolvimento para o país
O impacto vai muito além de um vídeo viral ou de um prêmio: rodovias mais confortáveis e regulares trazem benefícios diretos para o Brasil:
- Redução de custos operacionais para transportadoras
- Mais segurança para motoristas
- Menor desgaste dos veículos
- Maior eficiência no escoamento da produção
- Melhor experiência de direção para todos os usuários
E tudo isso só foi possível com tecnologia MOBA, inovação e um compromisso rigoroso com a qualidade.
MOBA: há 50 anos levando tecnologia e precisão para as rodovias de todo o mundo
O resultado histórico da BR-163 reforça a missão da MOBA de elevar o padrão da infraestrutura viária no Brasil e na América Latina, conectando segurança, eficiência e inovação em cada metro de pavimentação.
