O alinhamento da máquina é um fator que impacta no alinhamento da inclinação da haste de perfuração.
É difícil manter o paralelismo entre os furos durante a perfuração, tendo como referência apenas as marcações na superfície.
Atingir a profundidade especificada é uma tarefa dificil de se executar sem uma ferramenta de medição.
O processo de medição manual aumenta o custo operacional, o tempo para execução dos furos, além de reduzir a segurança, ao exigir pessoas em campo.
Furos fora de especificação acarretam uma detonação ineficiente, aumentando o risco de acidentes e necessitando detonação secundária.
É difícil garantir furos com mesmo ângulo de inclinação.
A falta de otimização no processo de perfuração impacta não somente na eficiência da operação, mas também no risco à segurança. Furos inconsistentes e fora de especificação são responsáveis não apenas pela má fragmentação da rocha ou vibrações excessivas solo, mas também pelo baixo performance na detonação. Assim, além de maior risco, devido à projeção de material com granulometria superior à esperada, custos e tempo adicional devem ser considerados para o tratamento de matacos fora do padrão. Com o sistema de perfuração MOBA MDS-1000, os furos são executados de maneira mais precisa e uniforme, garantindo maior eficiência do processo de detonação.
A eficiência da perfuração está relacionada com a capacidade da perfuratriz em executar furos conforme especificação. Localização, inclinação, azimute e profundidade são requisitos normalmente encontrados em planos de perfuração, que podem ser modelos de superfície ou mapa de furos. Os processos de perfuração nem sempre têm a eficiência esperada, pois é difícil para o operador ter todo esse controle sem qualquer referência dentro da cabine. O XISTE PRO 3D - Drilling é a ferramenta ideal para orientação do operador durante o processo de perfuração.