Fatores de qualidade como suavização das irregularidades longitudinais e compactação ideal das camadas asfálticas são decisivos na durabilidade e segurança de rodovias. Altos níveis de qualidade só podem ser atingidos com o uso de tecnologias para garantia de cada etapa do processo.
O processo de pavimentação e fresagem está diretamente relacionado à lucratividade de um projeto. Diminuir o custo de cada camada pavimentada ou fresada, gastando a quantidade ideal de material e entregando alta qualidade, são características buscadas por qualquer empreiteira.
Durante o processo de pavimentação e fresagem garantir a espessura ideal e a inclinação exata da camada é um desafio. A medição e o ajuste manual é um processo demorado, pouco preciso, suscetível a erros humanos e que acarreta um custo elevado à operação.
Muitas rodovias brasileiras possuem sérios problemas de qualidade. É comum encontrar rodovias recuperadas, com o pavimento novo e com altos níveis de irregularidades. A irregularidade longitudinal é aquela sentida dentro do carro, como se estivesse percorrendo um tobogã. Algumas concessionárias têm exigido de suas contratadas parâmetros de IRI ou QI (índices de irregularidade) específicos. O problema está que muitas vezes a contratada assume um trecho com nível de irregularidade superior ao especificado e não tem ferramentas adequadas para correção. O resultado é retrabalho e consequentemente maior custo. O Big Sonic-Ski é a ferramenta ideal para correção da irregularidade em processos de pavimentação.
A temperatura ideal da massa asfáltica é um fator crítico na construção rodoviária, da qual a qualidade final do pavimento depende significativamente. O mapeamento térmico do processo de pavimentação fornece informações importantes sobre a qualidade do material e permite conhecer pontos de otimização e melhoria contínua em toda a obra. O PAVE-IR é o primeiro sistema a criar de forma simples e clara um perfil térmico da pavimentação em tempo real.