Máquinas pesadas são desenvolvidas para ambientes agressivos, entretanto é importante respeitar seus limites. Colocar o equipamento em operação em ambiente fora das especificações de inclinação do terreno é um risco sobretudo à vida do operador. É difícil para o operador de dentro da cabine monitorar a inclinação do ambiente operacional sem ferramenta embarcada.
Muitas máquinas já possuem o medidor de consumo de combustível, onde é possível definir a autonomia do equipamento. Saber a autonomia do equipamento é diferente de monitorar o combustível no tanque. Algumas operações até percebem um aumento na demanda de combustível, mas não conseguem explicá-lo simplesmente pela autonomia dos equipamentos. Vazamentos, roubos e fraudes são situações comuns em operações com grandes frotas.
Máquinas pesadas são desenvolvidas para ambientes agressivos, entretanto é importante respeitar seus limites. Colocar o equipamento em operação em ambiente fora das especificações de inclinação do terreno é um risco sobretudo à vida do operador. É difícil para o operador de dentro da cabine monitorar a inclinação do ambiente operacional sem ferramenta embarcada. O MOBA TCS-101 é um sistema de controle de inclinação simples e intuitivo baseado em um display LED embarcado na cabine, que indica o status de inclinação do equipamento em tempo real.
O consumo de combustível representa uma grande parcela dos custos operacionais em frotas de equipamentos.
Algumas máquinas já possuem de fábrica dispositivos para o monitoramento em tempo real de tal insumo, porém nem sempre esse dado valioso pode ser facilmente extraído do equipamento para fins de análise. Além disso a maioria das empresas possui frota mista, composta por uma infinidade de tipos de equipamentos, modelos e fabricantes, tornando a gestão eficaz de combustível um grande desafio.
O MOBA FLMS é um sistema para monitoramento do tanque de combustível.