Ao longo do processo de compactação, o operador tem uma ideia dos pontos que já passou, mas não tem certeza se algum ponto deixou de se compactado.
Em processos de compactação tradicionais, o rolo compactador executa uma quantidade específica de fechas ou passadas. Em algumas situações a superfície pode atingir a compactação máxima com quantidade de passadas inferior ao especificado, tornando o gasto de combustível, mão de obra e desgaste do equipamento nas passadas subsequentes desnecessário.
O operador memoriza a quantidade de passadas ao longo do processo de compatação, metodologia suscetível a erros.
As obras de construção pesada no Brasil normalmente não dão a devida importância à compactação, um processo essencial para a vida útil de pavimentos. A execução convencional, com quantidades fixas de passadas ou fechas, também tem reflexos no bolso do construtor, já que o processo pode contar com mais passadas que o necessário. MCA-500 é uma ferramenta simples e intuitiva para controle de compactação em rolos de asfalto e solo. O sistema basicamente calcula a relação entre vibração aplicada e retornada para o rolo, com isso consegue informar o momento em que a superfície não absorve mais a vibração.
O processo de compactação é uma etapa importante que está diretamente relacionada com a qualidade e durabilidade da superfície. Com o MOBA MCA-3000 o processo de compactação é realizado com o mais alto nível de qualidade. Graças à medição inteligente e em tempo real de parâmetros da operação, o sistema garante uma compactação mais uniforme e durável ao longo de toda a camada. O sistema proporciona ainda a melhor relação entre quantidade de passadas e índice de compactação, mesmo com diferentes tipos de materiais. Através da interação entre acelerômetro e antena GNSS, o MCA-3000 atinge resultados de compactação até então inatingíveis.