WASTE4Think

|   Notícias gerais do MOBA

A União Europeia desempenha um papel essencial nos esforços internacionais para promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. A política ambiental da UE até 2020 é orientada pelo Sétimo Programa de Ação Ambiental, de responsabilidade conjunta das instituições europeias e dos países participantes.

Uma das principais perspectivas da Estratégia Europa 2020 é avançar ainda mais no sentido de alcançar uma Economia Circular (CE). O projeto Waste4Think promove uma grande transformação do modelo atual de gerenciamento de resíduos, a fim de converter esse modelo na base dos princípios desse novo paradigma econômico. O CE visa promover mudanças em direção a uma economia mais eficiente no uso de recursos e no desenvolvimento com baixas emissões de carbono. Esse novo paradigma busca manter o valor dos materiais e recursos o maior tempo possível. É necessário implementar ações específicas para quantificar o nível de adesão dessas estratégias pelos municípios, principalmente em termos de gerenciamento eficaz de resíduos urbanos, uma vez que ele representa cerca de 10% do total de resíduos gerados na União Europeia.

 

O Projeto

O projeto europeu WASTE4Think, é liderado pelo Instituto de Tecnologia DeustoTech da Universidade de Deusto e busca projetar soluções baseadas no uso de tecnologias da informação e comunicação que possibilitem a melhoria de todas as etapas da gestão de resíduos, adotando uma abordagem global e focada na participação dos cidadãos para a construção de cidades mais sustentáveis e parceiras do meio ambiente.

O projeto consiste em um consórcio internacional composto por 19 parceiros, incluindo órgãos e administrações públicas, organizações de pesquisa, universidades, empresas de pequeno, médio e grande porte, clusters de negócios e ONGs. Esses parceiros trabalharão juntos por 42 meses com um orçamento total de 19,3 milhões de Euros.

 

Objetivos

O principal objetivo do Waste4Think é desenvolver práticas atuais de gerenciamento de resíduos em um mindset de economia circular, demonstrando o valor da integração e validação de 20 soluções eco inovadoras que cobrem toda a cadeia de valor de resíduos.

Junto a esse objetivo principal, um conjunto de objetivos específicos foi definido para indicar em que o projeto será focado:

• Reduzir a geração de resíduos através de campanhas de prevenção e atividades cooperativas para promover soluções de reutilização e design ecológico.

• Promover mudanças comportamentais nos geradores de resíduos por meio de campanhas de conscientização e novas ferramentas educacionais, a fim de promover hábitos de consumo e produção mais sustentáveis e aumentar a taxa de triagem de resíduos.

• Melhorar os serviços integrados de gerenciamento de resíduos, reduzindo seus custos de gerenciamento e as emissões de GEE (gases de efeito estufa).

• Reduzir a quantidade de resíduo primário depositado em aterro para ZERO.

• Identificar os resíduos com baixo potencial de reciclagem e propor soluções eco inovadoras de valorização e produção.

• Avaliar a transferibilidade para o mercado das novas propostas de soluções eco inovadoras.

As soluções incluem abordagens tecnológicas e não tecnológicas. Os benefícios dessas soluções serão aprimorados por uma metodologia global de gerenciamento de dados de resíduos e serão demonstrados em 4 áreas urbanas complementares na Europa: Zamudio, Halandri, Seveso, Casacais.

 

Impactos Esperados

Ao integrar todas as soluções propostas, será possível construir uma cidade virtual inteligente, tendo como base a economia circular, maximizando os resultados esperados na ordem de:

• Redução de 8% na geração de resíduos

• Redução de 10% nas emissões de gases de efeito estufa

• Incremento de 20% na separação seletiva de resíduos

• Economia de 10% nos custos de gerenciamento

• A experiência adquirida, bem como a sinergia entre os 19 parceiros, proporcionará o surgimento de novos modelos de governança e negócios em torno da economia circular.

 

 

Fonte: www.waste4think.eu/about-waste4think

 

 

 


Voltar ao menu principal