Transformação Digital dos Processos de Construção

|   Construção de Estrada

Os processos de construção estão mais eficientes e modernos do que nunca. No entanto, os gerentes de projetos ainda enfrentam muitos problemas, como atrasos, aumento de custos, inconsistências na qualidade e coordenação ineficiente entre as subseções e as partes integrantes.

Além desses problemas considerados comuns, outras questões ganharam maior importância nos últimos anos: sustentabilidade, aspectos ambientais, eficiência energética e ciclos de vida. Para transpor todos esses desafios, é fundamental empregar todos os recursos disponíveis para melhorar ainda mais a eficiência e obter continuamente resultados de alta qualidade. Foi pensando nessa demanda que surgiram diversas tecnologias que auxiliam não só na transposição de diferentes desafios, mas também na obtenção de resultados jamais alcançados. Mas como isso é aplicado no setor de construção? O processo de transformação digital é iniciado a partir da utilização de programas e dispositivos digitais nos escritórios e nas próprias máquinas. Cada vez mais, a máquinas para construção vêm equipadas com sistemas de controle de última geração, que controlam com precisão o processo de construção. A transformação digital também oferece grande potencial para gestão de frota, manutenção preventiva e otimização da organização de processos comerciais e análise de dados.

Sistemas de escavação 3D da MOBA, Xsite Pro

Um outro exemplo da transformação digital também é o Building Information Modeling, ou BIM: um método de planejamento, execução e gerenciamento para a construção civil, seja de casas, estradas ou quaisquer outros tipos de construções. O método é baseado em modelos 3D e oferece informações e ferramentas a arquitetos, engenheiros e empresas de construção para um processo de trabalho eficiente. Em máquinas equipadas com os sistemas de controle adequados, como os sistemas de escavação 3D da MOBA, o modelo de dados pode ser transferido diretamente para elas em tempo real. O uso do BIM oferece muitas vantagens como, por exemplo, uma melhor qualidade de dados, uma vez que os dados encontram-se todos em uma mesma base e são continuamente sincronizados. Esses dados podem ser usados e compartilhados por todas as equipes envolvidas no projeto, melhorando consideravelmente o fluxo de trabalho.

Sistemas de pavimentação de asfalto 3D da MOBA

A principal vantagem do uso de uma solução digital é a possibilidade de economizar tempo e dinheiro em todo o processo de construção à medida que o planejamento e a implementação dessas tecnologias se tornam mais eficientes e especializados. E quem não gostaria de um projeto bem organizado? Para muitas empresas, a ideia de implementar soluções digitais em seus processos não parece ser algo viável devido à falta de informações ou de conhecimento especializado. Por isso é importante estabelecer parcerias com empresas que conheçam e compreendam o processo de construção e saibam implementar adequadamente as soluções digitais. Não fique preso aos processos manuais, é hora de se tornar digital.


Voltar ao menu principal