MINERAÇÃO - CASE DE SUCESSO COM SISTEMA MOBA XSITE PRO 3D

|   Mineração

A preocupação com segurança é uma das regras de ouro da operação em Kevitsa. Retirar pessoas do entorno de máquinas e da frente de lavra é uma premissa devido ao alto risco de acidentes. Pensando nisso a empresa Maansiirto Jorma Vainio equipou 10 equipamentos com o sistema de controle de máquina MOBA XSite PRO 3D. Ao todo são sete escavadeiras, dois tratores de esteiras e uma carregadeira equipados.

 

 

CONHEÇA O CASE

Localizada em Sodankylä ao Norte da Finlândia, a mina a céu aberto de Kevitsa é uma das maiores reservas minerais do país que possui 5 milhões habitantes. A operação comissionada em 2012 extrai aproximadamente, 7,9 milhões de toneladas de minério por ano.

A operação de Kevitsa é tímida perto das minerações de grande porte no Brasil, mas o mindset voltado para produtividade e segurança deixaria muitas mineradoras nacionais para trás.

A empresa Maansiirto Jorma Vainio é responsável pelas operações de extração em pontos específicos onde equipamentos de maior porte não entram, manutenção de taludes da cava e manutenção de vias de acesso.

 

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

A preocupação com segurança é uma das regras de ouro da operação em Kevitsa. Retirar pessoas do entorno de máquinas e da frente de lavra é uma premissa devido ao alto risco de acidentes. Além disso, máxima eficiência é um dos pontos de atenção para uma empresa terceira operando diretamente na produção ou na infraestrutura da mina.

Pensando nisso a empresa Maansiirto Jorma Vainio equipou 10 equipamentos com o sistema de controle de máquina MOBA XSite PRO 3D. Ao todo são sete escavadeiras, dois tratores de esteiras e uma carregadeira equipados.

Uma das mais recentes aquisições da empresa, uma escavadeira Hitachi 890, de 85 toneladas, já está em operação em Kevitsa com o sistema de controle MOBA XSite PRO 3D. O CEO da empresa, Jorma Vainio, sempre foi adepto do princípio que todos os investimentos devem cumprir o papel para o qual foram especificados e, neste caso, o objetivo principal é evitar pessoas em ambientes agressivos.

 

MAIOR EFICIÊNCIA COM O MOBA XSITE PRO 3D

Mas retirar pessoas das frentes não é fácil. A tecnologia embarcada em máquinas também sofre com ambientes agressivos e que exigem muito dos dispositivos eletrônicos. O executivo Jorma Vainio destaca a durabilidade dos componentes do sistema MOBA XSite PRO 3D, bem como a qualidade geral do sistema.

Segundo ele apesar da distância entre a estação base GNSS RTK e a frente de trabalho, é possível executar as atividades normalmente e sem perda de sinal.

O sistema XSite Pro 3D garante maior segurança às operações de Kevitsa. Além disso, graças ao sistema, os supervisores não precisam mais deixar os seus postos de trabalho para verificarem o trabalho executado pelas máquinas em campo.

Os modelos 3D contendo a atividade a ser executada são preparados pela equipe de planejamento da mina. Com esses projetos embarcados na máquina, o operador consegue escavar de forma precisa e com acurácia. Nem mais, nem menos!

 

Quer conhecer os sistemas 2D e 3D da MOBA para escavadeiras? Clique no link: moba-automation.com.br/aplicacoes-em-maquinas/escavadeiras/

 

 

 


Voltar ao menu principal