AS BUILT - ETAPA: PAVIMENTAÇÃO - CONCRETO

|   Construção de Estrada

Enquanto as equipes de campo das construtoras lutam com sua rotina diária e convivem com o retrabalho, o nível de exigência das concessionárias contratantes no que tange à redução do percentual de IRI dos pavimentos está a cada dia maior. Em muitos casos a saúde financeira do contrato é comprometida devido à necessidade de correção dos trechos reprovados. A reprovação traz consigo a necessidade de retrabalhar e nem sempre a microfresagem resolve.

 

PAVIMENTO RÍGIDO NO BRASIL

 Atualmente no Brasil pavimentos rígidos podem ser encontrados em diversas aplicações, como: rodovias, aeroportos, corredores de ônibus, vias expressas, túneis, avenidas, etc.

Mas se engana aquele que acha que as exigências do pavimento de concreto se diferem do pavimento flexível. Independentemente do tipo de revestimento, as especificações de projeto continua sendo requeridas. Em 2019 o engenheiro mecânico Sérgio Palazzo concedeu uma palestra durante o evento Paving Expo, sobre pavimentos de concreto onde concluiu “A execução é o segredo da competitividade do pavimento de concreto”.

 Falando em execução, é certo que a qualidade final de uma superfície de pavimento rígido está totalmente relacionada com as técnicas e metodologias aplicadas durante a construção. Uma vez finalizada a superfície, a qualidade é medida através da avaliação das cotas (projeto geométrico) e irregularidades longitudinais.

O IRI (Índice de Regularidade Internacional) é um dos principais indicadores de qualidade de pavimentos utilizado no mundo e está diretamente relacionado com o conforto durante o rolamento. Este indicador é expresso em m/km e através do valor de IRI é possível calcular o valor de QI (Quociente de irregularidade), expresso em Contagens/Km. 

A avaliação do perfil longitudinal em pavimentos é de extrema importância, tanto para o controle da qualidade de serviços executados durante períodos de obra, quanto para monitorar a evolução da irregularidade ao longo da vida útil do pavimento.  

  

AS BUILT - ETAPA: PAVIMENTAÇÃO CONCRETO

 Esta edição do programa AS BUILT, "Etapa: Pavimentação – Concreto" tem como objetivo comprovar a qualidade final de uma superfície de concreto, executada com o auxílio do sistema de nivelamento MOBA-matic II. Além da qualidade final, a tecnologia garante ainda atender às especificações de projeto através do plano cotado, tendo uma consequente redução do IRI, além da minimização do retrabalho devido a reprovação de trechos.

  

O SEU DESAFIO É IRI? VEJA ESTE ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O BIG SONIC SKI!

 

Baixe o estudo completo abaixo:


Voltar ao menu principal