5 DESAFIOS DURANTE O DESMONTE DE ROCHA

|   Mineração

Operações de desmonte de rocha são atividades rotineiras em pedreiras e minas a céu aberto. A atividade aparentemente trivial consiste em perfurar, aplicar explosivos e detonar. Como resultado do processo espera-se rochas com dimensões conforme o planejado, além de efeitos da detonação controlados.

 

Mas a tarefa não é tão simples! O desmonte eficiente está diretamente relacionado com a qualidade da execução dos furos.

Antes de qualquer detonação acontecer, é preciso que a equipe de planejamento prepare o plano de fogo, que contém especificações detalhadas sobre a perfuração, entre elas: a inclinação, a profundidade, a retilinidade, o azimute e o afastamento entre os furos.

A maior dificuldade não está no desenvolvimento do projeto de desmonte e sim na execução dos furos. Muitas perfuratrizes ao redor do Brasil já contam com tecnologias embarcadas para auxiliar o operador durante a perfuração. Esse tipo de solução garante uma detonação mais eficiente, em outras palavras:

- Garante maior segurança ao processo.

- Minimiza o ultra lançamento;

- Evita a formação de saliências rochosas;

- Garante uma fragmentação dentro das especificações;

- Minimiza impactos devido ao excesso de vibração;

- Consumo eficiente de explosivos;

- Redução de detonações secundárias;

Já deu para perceber que a perfuração correta é a chave para a detonação eficiente, não é mesmo! Por isso listamos a seguir os 5 maiores desafios durante a perfuração.

 

1) DEMARCAÇÃO - ONDE OS FUROS DEVEM SER REALIZADOS?

A atividade de demarcação é comum em processos de perfuração. A demarcação auxilia o operador na identificação da posição dos furos.

O processo é feito de forma manual, com o auxílio de ferramentas topográficas e qualquer erro aqui, somado aos desvios durante a perfuração, podem ser catastróficos para o desmonte.

Foto: Engª Thais Costa Silva da Enaex-Britanite

 

2) GARANTIR O AFASTAMENTO E ESPAÇAMENTO ENTRE OS FUROS

O mapa de furos determina o afastamento entre as linhas de furos e o espaçamento entre os furos em uma mesma linha. Esses dois parâmetros são fundamentais para a fragmentação dentro do especificado.

Falar é fácil! Difícil é garantir essas distâncias durante o posicionamento da perfuratriz.

Foto: Tela do MOBA XSITE PRO 3D - Drilling

 

3) GARANTIR A INCLINAÇÃO E COMPRIMENTO DO FURO DURANTE A PERFURAÇÃO

Desvios na inclinação e no azimute dos furos resultam em comprimento e posicionamento inadequado do furo, o que pode muito prejudicial para o processo de desmonte e para a segurança da operação. Além disso, ao estimar a profundidade do furo tendo como base a quantidade de hastes aplicadas, não é possível garantir precisão e acurácia na execução. Operadores mais experientes têm um feeling do processo como um todo, mas talvez aqueles mais novos tenham dificuldade em reproduzir a malha de furos com destreza.

Foto: Tela do MOBA XSITE PRO 3D - Drilling

 

4) SEGURANÇA - PESSOAS EM AMBIENTES AGRESSIVO

Segurança! Um grande desafio para operações de perfuração, especialmente aquelas que não possuem tecnologia para auxiliar o operador, é a quantidade de pessoas em campo. Seja para demarcar os furos ou para conferência do resultado da perfuração, ter pessoas em campo, em ambiente agressivo, onde circulam máquinas pesadas é RISCO.

Até aqui listamos 4 itens fundamentais para uma perfuração eficiente e um desmonte de rocha bem sucedido. Agora vamos ao nosso 5º desafio!

 

5) DESMONTE DE ROCHA SEM TECNOLOGIA

Depois de tudo o que você leu até aqui, imagino que esteja se perguntando: como executar furos precisos, garantindo as especificações do plano de fogo e ao mesmo tempo tirando gente do campo?

A resposta é simples: sem tecnologia, você não pode garantir nada!

Aliás, muitas mineradoras e pedreiras no Brasil já possuem tecnologia embarcada nas perfuratrizes.

Quer saber como a MOBA pode te ajudar a garantir o máximo de eficiência do desmonte de rocha?

Com o XSite PRO 3D - Drilling embarcado na perfuratriz você reduz os custos operacionais, garantindo maior segurança das equipes e o MELHOR, tendo todo o processo de perfuração registrado dentro da cabine e com possibilidade de acesso remoto. É isso mesmo! Dados de produção acessados remotamente! Assim a sua equipe de planejamento consegue acompanhar a operação, validar os cálculos de explosivos e garantir a melhoria contínua de todo o processo.

 

Acesse o nosso canal no Youtube e veja algumas funcionalidades:

www.youtube.com/watch

 

 


Voltar ao menu principal