MOBA News

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE NA PREPARAÇÃO DE PISOS INDUSTRIAIS

| Rodovias & Construção Pesada

Algumas empresas no Brasil são mais criativas. Utilizam emissores laser rotativos para a criação de planos de referência, facilitando o trabalho da topografia, mas não o do operador da motoniveladora.

Segundo a ANAPRE- Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho, o mercado brasileiro de pisos industriais começou a evoluir de forma mais expressiva a partir dos anos 2000, movido pela expansão da base industrial, sobretudo nos setores de alimentos e bebidas, de papel e celulose, automotivo e farmacêutico, o que propiciou ao mercado de pisos a oferta de novas frentes de atividades.

A expansão, entretanto, não era sinônimo de boas práticas, de especificações técnicas ou de controle de qualidade na virada do século.  Foram necessários alguns anos para que o setor pudesse se adequar com o surgimento de normas e associações representativas.

MAS POR QUE TODO ESSE CUIDADO EM RELAÇÃO A PISOS INDUSTRIAIS?

Os pisos industriais são normalmente a base para diversos tipos de atividades e sua vida útil está totalmente relacionada à qualidade da execução de cada uma das etapas do processo construtivo. Indo mais além, imagine um armazém logístico, onde empilhadeiras de grande porte são utilizadas, movimentando cargas em altura. O mínimo desnivelamento no piso pode ser o suficiente para um grave acidente.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DA QUALIDADE

Obviamente o assunto qualidade de pisos industriais não é novidade no Brasil e muito menos no mundo afora. Entre as décadas de 70 e 90 alguns instrumentos de medição da planicidade de pisos industriais foram desenvolvidos, o surgimento desses dispositivos fez com que normas técnicas fossem elaboradas descrevendo a metodologia de análise.

Atualmente no Brasil a norma ASTM E1155-96, estabelecida pela American Society for Testing and Materials, é a mais utilizada para definição de planicidade e nivelamento de pisos industriais. Aliás, a ANAPRE, por intermédio do Comitê Técnico de Piso de Concreto, criou o Selo de Conformidade em Planicidade e Nivelamento que tem como principal objetivo o reconhecimento de executores de pisos industriais em concreto que garantem regularidade de acabamento da superfície das suas obras com os índices de Planicidade (FF) e Nivelamento (FL) especificados em projeto.


Voltar
Sistema Laser MOBA GS506
EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DA QUALIDADE
Piso Industrial MOBA Laser
Sistema Laser MOBA GS-506