Quando o assunto é rodovia, irregularidade do pavimento é palavra de ordem.
E para aqueles que acham que se trata de um tema atual, informamos que em 1960 o engenheiro Francis Hveem publicou um artigo sobre os dispositivos para avaliação da irregularidade de pavimentos.
IRI – ÍNDICE DE REGULARIDADE INTERNACIONAL
Quase dois séculos depois, o assunto irregularidade continua em evidência. O IRI (Índice de Regularidade Internacional) é um dos principais indicadores de qualidade de pavimentos utilizado no mundo e está diretamente relacionado com o conforto durante o rolamento.
Este indicador é expresso em m/km e através do valor de IRI é possível calcular o valor de QI (Quociente de irregularidade), expresso em Contagens/Km. A avaliação do perfil longitudinal em pavimentos é de extrema importância, tanto para o controle da qualidade de serviços executados durante períodos de obra, quanto para monitorar a evolução da irregularidade ao longo da vida útil do pavimento.
AS BUILT – ETAPA: PAVIMENTAÇÃO
O desafio está em conhecer a irregularidade da superfície ao longo do processo de pavimentação e corrigi-lo. Esta edição do programa “AS BUILT - Etapa: Pavimentação” tem como objetivo a comprovação da redução do IRI a cada aplicação de camada pavimentada e eliminação do retrabalho devido a reprovação de trechos, utilizando o sistema de nivelamento eletrônico MOBA BIG SONIC SKI, proporcionando um controle preciso e automático da mesa da vibratória da vibroacabadora.
Baixe o estudo completo no final desta página para conhecer todos os detalhes. Alerta de spoiler: Redução de 37% do IRI somente em uma camada!